domingo, 9 de dezembro de 2012

(P)lanets, Visual Novel, Otome Game e jogos de novo?

Olá almas mortas~ SQN

Depois de um tempo sem nada estou cá(?) postando novamente~ (Vai ser assim mesmo, sou lerda pra corolho)

Como não é muito comum no brasil, junto com a resenha de (P)lanets eu irei deixar o link do que é Visual Novel.

Visual Novel, Wikipedia: VN

Otome Game, Eu (apanha): É uma Visual Novel para o publico feminino, tendo interação romântica com garotos lindos maravilhosos gostosos e com certeza não reais porque né. Claro que só ter uma protagonista garota não faz do game um otome game, afinal, otome games são extremamente parecidos com mangá shoujo, e uma historia onde o mundo é dominado por monstros que estupram loucamente todo mundo com certeza não é feito com a intenção de agradar o publico feminino só porque a protagonista é garota, então não, não basta ser uma protagonista garota pra ser otome game.
Mais informações pra quem sabe inglês aqui.




E não, o nome não é otome game porque é feito para 'otomes' até porque otome NÃO É a "versão" feminina de otaku, por favor posers parem de foder com tudo. Se quiser saber mais da minha opinião sobre isso leia essa postagem feita pela minha amiga linda no blog dela (nós temos praticamente a mesma opinião, eu só sou mais revoltadinha sobre isso kk)

Okay, espero que todos estejam entendidos, se não estiverem procurem saber mais em sites especializados, tem varias informações uteis pra quem estiver interessado!

Vamos ao que interessa, vai ser bem simples na verdade.

(P)lanets - the life of normalcy has ended, é um otome game doujin, feito pela TeaCup Production e distribuído gratuitamente, além de ser em inglês.




A protagonista é Kazuoki Marin, uma garota totalmente normal que não tem muitos amigos, atualmente ela tem apenas um amigo, seu melhor amigo Haruhi, dois anos mais novo que ela e que, apesar de ser um garoto não é só feminino, mas se veste de garota também. Ela vai seguindo sua vida normal até o dia que cai da escada e bate a cabeça. Quando acorda na enfermaria ela percebe que pode ler mentes.

No dia seguinte, ela não só consegue ouvir os pensamentos ruins de seus pais, mas os pensamentos de todos ao seu redor, ficando impossível  ficar na sua sala de aula. Quando volta pra casa tem um garoto a esperando, esse garoto chamado Kaius ou Kai-chan diz a ela que agora ela é uma psychic e tem que ir para uma escola onde educam pessoas como ela, a escola Planets - The Psychic Learning Academy for New and Exciting Tactical Studies.



O jogo é bem divertido e fofo, e algumas rotas são muito sentimentais, serio, eu chorei. A arte não é muito boa, mas
nem da pra reclamar, a criadora fez tudo sozinha, e mesmo assim tem cgs muito boas, além de ter mais de 30 cgs.
O jogo possui um mapa que é muito importante, já que os lugares que você vai podem aumentar a afinidade com os 'heroes'

Essa VN é curta, entre 2 a 10 horas, segundo a VN database.

(P)lanets possui 3 rotas, ou seja, você tem 3 garotos com quem se relacionar, mais uma side route (uma rota extra) e 5 finais, um deles o bad end. Os garotos são: Kaius o solitário e rude tsundere ai eu amo ele meu deus, Ryuu o alegre e problemático estudante que adora matar aula e Lucan o doce e tímido garoto popular que tem até um fã clube. Não é exatamente um spoiler mas o Haruhi possui um final por causa da side route.




Eu adorei esse game, só não gostei muito das commons scenes, as cenas comuns por rota, mas mesmo assim eu repito, a autora fez o jogo sozinha e de graça, não da pra pedir muito, sem contar que a diversão que o game te da faz valer isso.

O jogo vai ganhar uma continuação com novos personagem em 2013, continuação essa já em andamento.




Download em inglês aqui.




Bem, até mais o/


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ib, galerias de arte e from aulas de português.

Minha primeira postagem, nossa.

Como a descrição diz, isto é um blog de resenhas, se você não sabe o que é uma resenha devia prestar mais atenção nas aulas de português ou procurar no google. Ta, brincadeira, eu vou dizer. Pra quem não sabe resenha é como um resumo, só que possui a opinião do autor. Bem simples né? Pois é. Como é uma resenha não haverá nenhum spoiler, ou se eu precisar 'spoilar' um pouco vou avisar.

Bem, como primeira resenha deste blog ruim eu irei escrever sobre Ib, um jogo de terror indie, produzido por Kouri e feito usando o RPG Maker 2000. (Traduzido para o inglês por Vgperson/hime, eu havia esquecido de mencionar isso antes, desculpem).




Ib e seus pais foram para uma galeria de arte de um artista chamado Guertena, mas enquanto Ib olhava as exibições as luzes apagam e ela se vê sozinha naquele lugar. Enquanto andava pela galeria deserta ela encontra pegadas que levavam para uma das exibições e acaba caindo lá e se vendo em um lugar desconhecido e bizarro. Neste lugar ela encontra uma rosa vermelha e sua vida acaba dependendo dela, literalmente, quando sua rosa fica sem nenhuma pétala é game over. O lugar, que parece ser um reflexo da galeria de arte, é cheio de quadros e esculturas, algumas delas que estavam na exibição, porém nem todos são apenas quadros ou apenas esculturas, afinal os inimigos do jogo são as próprias obras de Guertena.







No desenrolar do game você conhece Garry o bonitão do fandom um homem (20 anos) que também estava na galeria de arte vendo a exposição de Guertena (você pode ver ele enquanto anda pela galeria no inicio do jogo), assim como Ib, ele tem uma rosa, mas ela é azul, e sua vida também depende dela. Garry começa a acompanhar Ib por achar que não era seguro uma criança andar sozinha em um lugar daqueles e logo eles se tornam amigos. Garry empurra coisas pesadas que Ib não pode tirar do caminho. Outra personagem é Mary, uma garota que Ib e Garry encontram perdida naquele lugar, sua rosa é amarela, ela parece ter mais ou menos a mesma idade de Ib.






(A lista de inimigos pode conter ‘spoilers de susto’ e como jogar um game de terror necessita sustos eu irei colocar os ‘spoilers’ em branco, veja se quiser) 

Os principais inimigos são: Lady in ‘thing’ (Red, Blue, Green, etc, mas a primeira a aparecer e que estava na galeria era a ‘Lady in Red’, é a que eu mais odeio também) são quadros que representavam as mulheres que queriam casar com Guertena por seu dinheiro, são todas iguais, apenas mudando a cor dos olhos e vestido, e nenhuma é especificada. Elas te perseguem mas não podem abrir portas. E Death of the Individual (ou Headless Statue), esculturas sem cabeça que te perseguem em alguns pontos do jogo, todos lugares fechados. Tem uma "versão masculina" dela mas ela não te ataca.
É apenas uma suposição, mas Guertena parecia ter sérios problemas com mulheres, afinal tudo que te ataca tem um 'reflexo' feminino.






O game é puzzle então cada um termina com uma quantidade de tempo diferente, vária de pessoa a pessoa, mas o jogo em si é muito pequeno e os puzzles não são impossíveis e existe youtube pra isso, se você re jogar já sabendo como resolver os puzzles você deve levar em média 1 hora.
O jogo possui 5 finais que dependem da sua jogatina, coisas que você faz no decorrer do game e próximas do final podem mudar seu final, mas você pode conseguir facilmente todas as endings já que o jogo é curto, ainda mais depois de saber resolver os puzzles. O jogo tem 'true end' que também é o melhor final que você pode conseguir.





A jogabilidade é simples. Você não luta, apenas resolve puzzles e explora o cenário, qualquer um pode jogar sem problemas, desde que saiba inglês ou japonês, claro.
A trilha sonora é muito boa, eu particularmente acho linda. Na maior parte do gameplay temos uma musica tensa e quando temos que fujir a musica é desesperadora, mas não deixa de ser algo ótimo.
O game é muito bom, possui uma ótima história e ótimos personagens, até mesmo as obras de arte de Guertena são bem feitas, faz o jogador querer saber o que vai acontecer e que tipo de final vai conseguir. É um pequeno e ótimo game, além de ser de graça.




Eu não aconselho o pessoal do tumblr que ainda não terminou o jogo ou que pretende jogar pesquisar a tag no tumblr, a não ser que você goste de spoiler pesado.

Ib em japonês aqui
Ib traduzido para o inglês aqui ou aqui





Bem, até mais 'pessoas' o/
 

Template by Suck My Lolly - Background Image by TotallySevere.com